Reabertura -“Iguarias em CENA”

Em 2015 aconteceu Iguarias em CENA, uma produção do Iguarias de CASA que visava ocupar o Teatro Maria Betiza Campos Pinto. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, cumpre -se o objetivo de trazer oficinas, apresentações artísticas nas linguagens cênicas e visuais, com o fim de exercer uma proposta pedagógica triangular onde ver, fazer e apreciar estão associados à experiência artística.

Por motivo inconsistentes o espaço do Teatro  não pode acolher a etapa de apreciação artística da oficina em artes visuais.

A concessão do Sr. Eduardo Augusto Cortez Campos para culminância da oficina Iniciação a Fotografia e Cinema no Sobrado da Abolição contemplou:  exposição fotográfica “Um olhar em Pacatuba”,  com imagens do fotógrafo viajante pacatubense Anderson Paixão, e sua pesquisa sobre o cotidiano dos indios Pitaguarys. Registros de  pontos históricos e paisagens cênicas naturais desse sopé da Aratanha realizadas por Jô Gomes. E ensaio sob o título ‘Cura’ que compunha a dramaturgia de A Rezadeira Vândala – instalação que também foi apresentada no primeiro piso do Sobrado da Abolição.

As produções realizadas na oficina ministrada pela psicóloga e artista visual Luciana Rodrigues tiveram exibição em TVs  coloridas e preto e branco. Uma ação educativa convidava visitantes a gravarem leituras do livro ‘Cartas de afeição’ (correspondência passiva) e homenageava o escritor Eduardo Campos.

Ainda, pode -se contemplar na programação, uma exposição do artesanato local, exibição de filmes, apresentações musicais, roda de capoeira e contação de história.

 *Iguarias de CASA -Nome fantasia da microempreendedora Conceição Ferreira, que realiza eventos culturais na cidade e recebe a concessão de dois anos para habitar  o prédio.

https://iguariasdecasa.wordpress.com/